9/12/2008

Publicidade Enganosa

Se há uma coisa que me enerva quando preciso de alguma peça de roupa nova é a ditadura da moda. Não é que não haja ondas que me agradem, pelo contrário. Este ano várias, até. As túnicas ou vestidos curtos com calças justas. As saias e vestidos esvoaçantes. Os roxos e violetas (aos anos que os uso!). E fora da indústria têxtil: A música portuguesa. A música brasileira. O yoga. As preocupações ambientais. A comida vegetariana. Tudo coisas que não deviam ser questão de estarmos em ano par ou ímpar, mas enfim, lá estou eu a desviar-me, rachtaparta a rapariga...

Mas dizia eu que se há coisa que me irrita solenemente é andar à procura de umas botas rasas e só as encontrar com salto. Ou que queiram à força que eu use sapatos bicudos. Eu gostava de sapatos bicudos em 1988! Quando grande parte destas gaiatas ainda mal tinham sido desfraldadas. Agora não quero, muito obrigada.
Lembro-me de ter uns 13 anos e de perder tardes inteiras à procura de umas calças pretas normais, porque nesse ano todas, mas rigorosamente todas as lojas as vendiam cheias de frenicoques. E, dada a minha provecta idade, falo de uma épocas quase quase pré-histórica em que havia meia-dúzia de lojecas em toda a Lisboa e em que as Zaras e Berskas ainda nem sequer existiam nos sonhos mais depravados dos seus criadores então ainda solitários espermatozóides saltitando ansiosamente de testículo para testículo na esperança de serem seleccionados. Imaginávamos então que a abertura à ora chamada CEE - pronuncie-se 'cêiéié' - iria proporcionar-nos maior liberdade de escolha. Como nos enganávamos!!! A globalização significa literalmente podermos optar entre montanhas globais de fardas todas rigorosamente iguaizinhas umas às outras, não vá alguma ovelha ranhosa desviar-se da rota para nós traçada pelos conselheiros económicos do pós-guerra.

O meu drama actual diz respeito ao peito. Ao meu, que eu cá não me incomodam nada as mamas alheias. Não sou despeitada a bem dizer. Mas também não sou sobredotada. E, se querem saber, embora não imponha o meu ponto de vista a ninguém, não acho grande piada a mamilos que chegam ao destino meia-hora antes da sua orgulhosa proprietária. Eh pá, não tenho vocação para Pamela Anderson de marés vivas mequinhas, prontos. Nem tenho que ter. Não sou propriamente nenhuma Dolly Parton (fónix!!!) nem sequer Sofia Loren (embora não me importasse de ficar parecida com ela daqui por uns setentas anos...) mas estou feliz com o que a natureza me proporcionou em termos peitorais e não me sinto puto frustrada!!! (Aliás a minha vasta experiência e longa biografia têm comprovado que não tenho grandes motivos para tal. As ditas-cujas estão bem e recomendam-se e o livro de reclamações está deveras invicto...)

Por que raio então estão a indústria de lingerie e o comércio da dita em peso decididos a aumentar-me as mamocas de um número? Porquê, mas por que sou eu obrigada a usar um soutien com enchumaços? Será que não compreendem? Eu não quero fazer publicidade enganosa e ainda não tenho frio! Mas se tiver prefiro vestir uma camisola quentinha.

De modos que convido todas as inúmeras e incontáveis e também os gaijos que achem que estamos muito bem com os belos seios que deus nos deu a juntar-se a mim no MCCFSCE (Movimento Contra a Compra Forçada de Soutiens com Enchumaços). Que é simultaneamente um movimento a favor da transparência na comunicação não verbal e contra a publicidade enganosa a qual, recordo-vos, é punida por lei.

(E já agora esclareço quem pudesse eventualmente levantar a hipótese que esta posta tivesse algo a ver com uma certa personagem da tascofera que afirmou publicamente "precisar renovar o stock de cuecas" que não foi rigorosamente o caso. É que calhou - vá-se lá saber por que coincidências misteriosas do destino - eu estar precisamente a precisar de renovar o stock de soutiens e ter passado um bom par de horas num enorme centro comercial à procura saindo de mãos à abanar. Mau. Eu disse "de mãos". Ainda não chegámos a esse ponto, por isso deixem-se lá de maldades...)

18 comentários:

Carlota disse...

LOL!
Mas só tens de ter paciência e procurar nas lojas menos da moda!

Carlota disse...

ISto não fica assim! Não se deixa ssim três comentários de seguida na MINHA caixa de comentários por dá cá aquela palha! Tem de haver consequências!
Por isso aproveito para te dizer que estou solidária contigo, que me irrita a Zara e as suas colecções moderninhas (apesar de esta semana já lá ter comprado um vestido castanho que tapa o joelho e é lisinho, lisinho) e que descobri que a MANGO está muito melhor, muito mais clássica e aturável!

Carlota disse...

E pronto, bom fim-de-semana e até sexta(?)!

CGM disse...

Não contes comigo, eu cá sou pelo enchumaço :p

Cool Mum disse...

Eu é mais redutor, portantos...

Luz de Estrelas disse...

Eu não vou conseguir comentar isto. LOLOLOLOLOLLLLLLLLLLLLLLOLOLOLOLOLOLOLL. Estou aqui torcida de riso. Por acaso, agora que dizes, há soutiens sem enchumaços sem ser daqueles de velha ou os de desporto? É que eu nunca vi! LOLOLOLOLLL. Os meus têm todos! E eu tb não sou despeitada, não precisava cá de esponjas. E por falar em moda, já reparaste nos miúdos? eles parecem clones uns dos outros, todos iguais, anatomicamente e tudo. Fazem-me lembrar lombrigas despenteadas.

Cristina disse...

Engraçado que noutro dia comentava com uma amiga isso mesmo dos sutians. Cruz credo! Entã, eu que estou com dois números acima do normal. LOL

Cristina

Mae Frenética disse...

Eu tb gosto das minha pequeninas!! Entendo-te perfeitamente!!

calamity jane disse...

Estrelícia, claro que há, ou pelo menos ainda na estação passada havia, que comprei dois há menos de um ano. Aliás, não tenho nenhum com enchumaços além da parte de cima do bikini que por acaso até comprei este ano e que nunca uso a não ser quando sou obrigada (leia-se quando vou à praia com os meus sogros ou à piscina com os da minha cunhada. E que eu saiba os meus soutiens não são de velha nem de desporto embora pratique yoga com eles.

calamity jane disse...

Oh Fren, pior que isso, é que as minhas nem sequer são pequeninas.

AEnima disse...

oh "crida"... estou contigo nessa luta! Eu (in?)felizmente também sou bastante dotada... até oferecia duas ou mesmo três letrinhas de copa às Paris Hilton desta terrinha que não têm tempo para silicone.

Realmente há o problema dos soutiens acolchoados, como se as mamas precisassem de almofadas para descansarem em paz! Mas, em Portugal, eu já aprendi a contorná-lo. Afinal, não me adianta de nada procurar o meu nr/copa nas prateleiras da loja... tenho que me dirigir à senhora do balcão e pedi-lo. Foi assim que soube que eles fazem modelos especiais (e bem giros até, nada como antigamente que eram só modelos que a minha avó usaria) para gente com costas estreitas e mas avantajadinha! E espante-se... são mais baratos que os comerciais que estão em exposição!

Beijinhos

P.S. - Já encontrei na Dim e na Triunfo à volta dos 30 euros, o que para mim é uma pechincha porque estava habituada a dar 100 nas lojas de lingerie especiais com marcas XPTO que faziam o meu tamanho. Na intimissimi, women´s secret e lojas mais rascas, esquece.

PS2 - Nota bem que estás a ser comentada por mim com honras de acentos e cedilhas!!! - na casa da mamã é sempre do melhor... ehehe

Ck in UK disse...

Oh amiga tu desculpa-me la! vim aqui oferecer as costas pra tu chicoteares. Passei por lisboa a correr - pra deixar o carro q tinha alugado no aeroporto, e entre o deixar o carro e os meus pais irem-me la buscar, tomei um cafe com a cool. Isto e tudo culpa do meu gaijo q decidiu q queria fazer turismo na quarta feira, em vez de me deixar socializar como eu queria.
faixavore mandar o teu numero de telele q e pra eu evitar isto outra vez. Sinceras desculpas e bjo gde.

(viste q podia ter mandado mail, e vim aqui de joelhos em publico, nao viste?

Loira disse...

Este ano há carradas de botas rasas... é só abrires os olhos :D!
Qto aos soutiens, partilho do mm problema que tu: ODEIO ESSAS COISAS ALMOFADADAS. Gosto de poder sentir as minhas maminhas e não um bocado de pano.
Sugestão para compra de lingerie: freeport de alcochete. tem várias lojas e bate nos preços. Renovei lá a minha roupa interior todinha há uns meses e gastei o mesmo que se tivesse comprado 2 ou 3 peças numa loja normal. Afinal, a roupa interior não sai de moda, pois não?
bjo

Madalena disse...

Pois eu... deixa cá ver... até tenho ficado mais compostinha com a idade... A sério: postiços é que só em caso de força maior. Também em termos de moda as desgraçadas das maminhas têm sido tratadas como se de um acessório se tratasse: aumenta, diminui, diminui, aumenta. É que eu ainda sou do tempo da Twiggi!
Jinhos!lol lol lol

Amélia do Benjamim disse...

Pois tens umas botas fabulosas, castanhas, de salto raso e redondas à frente ainda não há meio ano, que lhes fizeste?

Por aqui, não há cá enchumaços. Bastou uma vez, um dia, um par para ir a banhos, quando à noite o tirei, senti uma ligeira dor, quiçá provocada pela malfadada força da gravidade (gravidade da situação, que é para não rimar logo com idade, :DD)

Agora, CJ, só uma dúvida básica: é publicidade... concretamente a quêa?
(hehehe!)
Beijo

Mariah disse...

Lolololol! Estou contigo, enchumaços nunca! Sempre que os uso as ditas saltam por cima ficando uns altos a modos que poucos elegantes. Quanto às botas de salto raso a Beneton tem umas bem giras!
Beijos

Daqui e de Acolá disse...

I still love you!
Imensas saudades acompanhadas de gargalhadas grandes e boas despoletadas por este tão fantástico texto.
Quanto ao movimento? Bem amiga sabes que me é um tema dificil, mas se para ti é importante estou contigo. Love you

Caracoleta disse...

Ahahahahahahahahah!
Eu também não acho piada nenhuma às almofadas nas mamas :S
Eu sou uma mulher de feiras, lol! Aqui perto tenho uma bem boa e é lá que compro cuecas e soutiens, não consigo gastar uma fortuna em roupa interior :P Concordo com o que dizes da C&A que tem alguns soutiens jeitosos.
Beijo