9/12/2007

Hoje não é 11 de Setembro

É 12. Mesmo assim não consigo deixar de me espantar com a forma como os media funcionam e condicionam a nossa agenda, as conversas e, pelos vistos até a blogosfera. Bem sei que 5 é um nº mais redondo que 6 (será?). Pelo menos para a comunicação social, que gosta de assinalar os aniversários, sobretudo quando terminam em 0 e 5. Mas espantou-me o facto de ter passado quase em branco o 11 de Setembro quando no ano passado a semana inteira foi preenchida em todos os canais de televisão com filmes e documentários, debates e especiais. Quando a blogosfera, pelo menos os tascos amigos e vizinhos, tinha em peso um post reservado sobre o assunto, directa ou indirectamente ligado. Até a vossa Calamity, apesar da sua proverbial intermitência, não deixou de dar o seu lamiré. E este ano, nada. Ou quase nada. A memória é curta? Esperaremos agora por 2011, quando se soprarem dez velas sobre as torres desmoronadas? Será que os McCann (Mc Caine, como diria "aquele jornalista sem pescoço", citado pela minha querida Estrelinha), e já que da menina, quase toda a gente se esqueceu, conseguiram fazer desvanecer do nosso espírito as imagens que no ano passado ainda nos viciavam/atormentavam? Será que daqui a 5 anos, por alturas do início de Maio teremos "especiais" informativos sobre a Praia da Luz, com directos à igreja da dita, entrevistas aos cães pisteiros e ao boneco de peluche cor-de-rosa? Será que Gerry conseguirá ser eleito o primeiro Presidente - e Kate a primeira Primeira Dama - do velhinho reino de Inglaterra?

7 comentários:

Mãe Frenética disse...

Eu entendo o q queres dier, mas confesso q me faz um bocado de confusao dar tanta importancia a este assunto e depois ninguem postar nada sobre as calamidades q sofreu o Peru, a Ìndia, a Indonésia, os ataques terroristas na Palestina, Israel, Iraque, and so on...

Devia falar-se de tudo, e nao apenas daquilo que sao icones...

A historia do casalinho McCann é q ja enjoa... e eu a pensar q eles indo embora isto iria acalmar...

Baguigolas disse...

Sociedade estranha, principalmente qdo ouço a Fren ali ao lado!
Dos McCann não falo, não falei e não vou falar. Começa a ser mta telenovela. Niguem fala do Zé Pedro, por exemplo.!

125_azul disse...

Sabes como é a malta: veio o Dalai e tal e graças a Deus o Scolari deu um tabefe em não sei quem e as atenções mediáticas já se viraram para outro lado. O sr. Engº agradece.
beijinhos

Luz de Estrelas disse...

Fren, mas sabes, um exemplo: às vezes apetece-me postar sobre imensas coisas, imensas calamidades, já deu para ver que sou um ser político, no sentido essencial do que é ser-se político. A CJ tb é um pouco assim, já lhe tracei o perfil. Mas pq não o faço? Às vezes fico tão estupefacta com as respostas que agora guardo tudo em draft. Sabes que tipo de respostas? Do género: lá estás tu a criticar ou não deves ser tão revoltada. Como se uma pessoa a pensar o mundo fosse uma chata revoltada. Bem, em relação ao 11, CJ, tens razão. 2011 vai ser digno de registo, pelo espectáculo à volta do tema.

Anónimo disse...

O casalinho McCann, ainda acaba por vender a sua história incrível ganham um dinheirão e mais Óscar para o melhor argumento.
A kate vai emprestar a imagem para a Nossa Senhora das Dores e o marido vai ser protagonista da próxima novela da TVI e logo a seguir arranja-se outro assunto interesante, para todos se esquecerem de falar do que é importante.
A Liberdade disse.

Mocho Falante disse...

ora viva, lá no poiso assinalou-se e avivou-se a memória do 11 de Setembro para que não se esqueçam que somos uma espécie muito estúpida mesmo

beijocas

AEnima disse...

Eu nao esqueci. Foi por isso este ano, quando os media esqueceram , que eu fiz questao de lembrar.

Beijo

Um dia ainda me pronuncio sobre o caso da Maddie pelas noticias nos US. E' revoltante, nao so a tragedia, mas como tratam a policia e os valores do nosso pais.